domingo, 24 de abril de 2011

Nebulização

Dentre os aparelhos para nebulização o  modelo mais conhecido é composto por um compressor ligado à corrente elétrica que fragmenta o medicamento líquido em partículas formando uma névoa, que é inalada e transportada até os pulmões através da respiração.

Ter um aparelho para nebulização em casa pode ajudar num momento de crise, evitando-se a ida a um serviço de emergência, em especial durante a noite. É importante estar ciente de que a nebulização nada mais é do que um método para inalar um medicamento.

Vantagens da nebulização:
- Técnica de uso é simples, facilitando uso em crianças, idosos e pessoas com dificuldade na coordenação motora.
- Uso facilitado nas crises, mesmo naquelas mais graves, pois não necessita de manobra respiratória especial.
- Pouca deposição do remédio em orofaringe
- Podem ser misturados vários medicamentos numa mesma inalação.

Desvantagens:
- Dificuldade no transporte e na montagem do aparelho, em especial na hora da crise.
- Necessita energia elétrica,
- Barulho é incômodo, em especial à noite,
- Risco de contaminação,
- Demora para inalar a dose,
- Necessita de manutenção e esterilização dos componentes.

Como fazer uma nebulização:
Colocar a medicação no recipiente, usando soro fisiológico, num volume médio de 2ml.
Sentar-se com as costas eretas e posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo.
Respirar lenta e profundamente aguardando até o vapor se extinguir.

Limpeza: Após o uso, desmonte e lave com sabão ou detergente neutro. Depois de lavado, coloque o material de molho por 30 minutos em solução germicida (pode-se também usar solução caseira feita com 500ml de água sanitária e 500 ml de água filtrada ou fervida). Lave novamente em água corrente (coloque sob o jato da torneira por alguns minutos). Depois, deixe secar bem e guarde em local fresco e livre de pó ou foco de mofo.

Dicas:
- Peça ao médico que indique o medicamento e a dose adequada para evitar pânico na hora da crise.
- Procure fazer a nebulização em local calmo, com a pessoa sentada e com as costas eretas.
- Não fale durante o procedimento.
- Usar máscara colada ao rosto (senão o  vapor se espalha e prejudica o resultado).

sábado, 23 de abril de 2011

O CUIDADOR FORMAL - PARTE 2



Quando contratam um cuidador da pessoa idosa , muitas famílias ignoram as tarefas que lhe cabe e por isto cobram dele os afazeres domésticos. O problema é que ao fazer estes serviços, ele deixa de atender plenamente a pessoa idosa.
O cuidador na entrevista deve esclarecer a família suas obrigações e atividades inerentes à ocupação, que são:
- Ajudar, estimular e realizar (caso seja indispensável) as atividades da vida diária: higiene pessoal e bucal, alimentação, locomoção, etc;
- Cuidar do vestuário (organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais, e cuidar da aparência da pessoa idosa (cuidar das unhas, cabelo) de modo a aumentar a sua auto-estima;
- Facilitar e estimular a comunicação com a pessoa idosa, conversando e ouvindo-a, acompanhando-a em seus passeios e incentivando-a a realizar exercícios físicos sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde;
- Acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde, e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura, pressão, sono, etc);
- Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico. Em caso de injeções, mesmo com receita médica, é proibido ao cuidador aplicá-las, a menos que o cuidador seja enfermeiro;
- Estmular a auto-suficiência da pessoa idosa, o cuidador deverá fazer com ela e não para ela.

( Manual do Cuidador da Pessoa Idosa - Profa. Leda Almada Cruz de Ravagni)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O CUIDADOR FORMAL - PARTE 1


O cuidador formal de idosos  é um profissional que passou por um treinamento para poder exercer esta função, recebendo uma remuneração previamente combinada.  O cuidador pode exercer suas funções na residência, em pousadas ou asilos, ou acompanhar o idoso em hospitais ou clínicas.
Para tanto, este cuidador deverá ter algumas qualidades para melhor desempenho da função:
- Boa saúde física : para poder ajudar e apoiar o idoso nas suas atividades diárias e também, ter condições de tomar decisões rápidas e agilidade em uma situação de emergência;
- Ser tolerante e paciente: Compreender o momento difícil da família e do idoso, que vem com a doença ou diminuição da capacidade física e mental do idoso;
- Ser bom observador: Ficar atento às alterações físicas e emocionais, que podem representar sintomas de alguma doença;
- Ter ética: Respeitar a intimidade da família, evitando comentários;
- Ser responsável: Responsabilidade com o idoso tratando-o com carinho e dedicação, e como em todo trabalho, ter assiduidade, pontualidade e compromisso com o que ficou acordado;
- Ter motivação: Ter habilidade no cuidado com os idosos, e no final do expediente ter alegria e satisfação pelo dever cumprido;
- Ter bom senso e boa apresentação : O cuidador, como qualquer trabalhador, deve ir trabalhar vestido adequadamente, sem jóias e muitos enfeites, que podem machucar a pessoa idosa, com cabelo penteado e, se for longo, com ele preso, sem maquiagem forte. As unhas devem estar cortadas e limpas. De preferência, deve usar uniforme.

DESIDRATAÇÃO EM IDOSOS



A desidratação é causada pelo baixo nível de líquido no corpo, isto é, quando há excesso de calor (sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo), diminuição do consumo de água, febre (sudorese), diarréia, vômitos, e pelo uso de medicamentos diuréticos,  mas é fácil prevenir e  tratar se diagnosticada logo. Ela faz muitas vítimas entre os idosos pois os mesmos tem pouca capacidade de reter líquido e também por sentirem pouca sede.
Os idosos têm uma necessidade de ingestão de líquidos semelhante à dos jovens adultos. Todavia, existem várias mudanças fisiológicas na sequência do processo de envelhecimento que podem afetar o equilíbrio hídrico nesta população, colocando os idosos em risco de desidratação.
Oferecer líquidos aos idosos  é de extrema importância. Não se deve esquecer que eles colaboram para o equilíbrio de todos os sistemas orgânicos. Deve-se oferecer uma quantidade de líquidos equivalente a 2 litros por dia, na forma de água, chás, sucos, vitaminas etc.
Devemos nos assegurar que a quantidade de líquidos ingerida seja mais ou menos igual às perdas (urina, suor, lágrimas, saliva). Oferecer pequenas quantidades de líquidos  várias vezes ao dia é melhor aceito pelos idosos..
Quando os idosos são dependentes, o papel do cuidador e dos profissionais de saúde na manutenção de um adequado balanço hídrico é de fundamental importância.
Os sintomas da desidratação são os seguintes:
• Pele seca e inflexível
• Olhos fundos
• Boca seca
• Pouca urina e/ou urina amarelo escura
• Coração acelerado (taquicardia)
• Irritabilidade
As medidas preventivas são simples: beber e oferecer água várias vezes ao dia aos idosos; vestir roupas leves e freqüentar ambientes bem ventilados no verão. Para evitar a diarréia, lavar sempre as mãos antes de preparar alimentos; lavar frutas e verduras em água tratada e corrente; manter os alimentos na geladeira, e prestar atenção aos prazos de validade dos mesmos.
O soro caseiro só é recomendado em caso de emergência. O Ministério da Saúde distribui um preparo pronto, para evitar doses erradas, mas se não houver alternativa e tiver que fazer o soro caseiro, aí vai a receita:  use um copo cheio de água limpa, uma medida rasa da colher (a menor) de sal e duas rasas (a maior) de açúcar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Algumas pessoas  sofrem com a perda de controle da bexiga, pois torna-se um constrangimento e com isto, escondem de todos, inclusive do médico. Mas não devem fazer isto, pois na maioria dos casos a incontinência urinária pode ser tratada e até curada.
A incontinência urinária é mais comum nos idosos e normalmente afeta mais as mulheres , e contrário à crença popular, a incontinência urinária não é uma conseqüência normal da idade, embora os músculos do trato urinário possam perder algum tônus quando nós envelhecemos.
Mais da metade das pessoas idosas com incontinência tem uma causa reversível. Estas causas podem incluir: infecção urinária, constipação intestinal importante, uso de certas medicações, doença aguda, mobilidade restrita, desordens psicológicas, inflamações da bexiga, retenção urinária e desordens hormonais.
A incontinência urinária pode ser tratada através do uso de medicamentos, fisioterapia, cirurgia ou uma combinação entre essas modalidades.
O tratamento mais adequado para cada caso irá depender do tipo de incontinência urinária .
Para a prevenção deve-se instituir a rotina dos Exercícios de Kegel, principalmente após o parto vaginal e após cirurgias sobre a região pélvica.
Os exercícios de Kegel foram originariamente desenvolvidos como um método para controlar a incontinência em mulheres após o parto. Atualmente, estes exercícios são recomendados para mulheres com incontinência urinária por estresse, para alguns homens que sofrem de incontinência urinária após cirurgia da próstata e para pessoas que sofrem de incontinência fecal.
O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, desse modo melhorando também a função do esfíncter uretral e/ou retal. O sucesso dos exercícios de Kegel depende da técnica apropriada e adesão a um programa regular de exercícios.
COMO REALIZAR OS EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO:
1. Esvazie a bexiga.
2. Contraia os músculos do assoalho pélvico e conte até 10.
3. Relaxe os músculos completamente e conte até 10.
4. Faça 10 exercícios, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Estes exercícios podem ser praticados a qualquer hora e lugar. A maioria das pessoas prefere praticar os exercícios quando estão deitadas ou sentadas. Após 4 a 6 semanas pode-se notar alguma melhora.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VACINAÇÃO PARA IDOSOS



Os adultos e idosos também devem continuar recebendo doses de vacinas para se proteger de várias doenças.
Uma das iniciativas de destaque  é a vacinação contra a gripe, a difteria e o tétano, promovida pelo Programa Valorização e Saúde do Idoso.
Isso ajudou a reduzir a incidência de doenças do aparelho respiratório e a procura por atendimento nos hospitais e nos postos de saúde. Estima-se que mais de 8 mil internações hospitalares por complicações da gripe foram evitadas por ano.
De 25 de abril a 13 de maio de 2011, ocorre a campanha de vacinação gratuita contra gripe em todo o Brasil.
As  vacinas essenciais estão à disposição no sistema público de saúde:
  • Dupla tipo adulto(difteria e tétano)- É preciso tomar a vacina a cada dez anos.
  • Influenza - Também é conhecida como a vacina contra a gripe.
  • Contra a pneumonia - A vacina tem uma única dose, com reforço após cinco anos.
Muitos idosos alegam que não vão mais tomar a vacina pois ficam gripados em seguida, e vale a pena explicar que é normal a reação na primeira vacina pois a mesma é feita com organismos vivos e o corpo reage com o novo hospedeiro que vai combater o vírus da gripe nos próximos anos. Algumas pessoas podem apresentar febre, tosse, coriza, mas é passageiro.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ENGASGO: um perigo para o idoso

Imagem obtida em http://www.heimlichinstitute.org


 O engasgo pode ocorrer quando um corpo estranho (líquido ou sólido) “entala” na garganta e, ao invés de ir para o estômago, vai para a traquéia e pulmões. Imediatamente vem a sensação de sufocação e o reflexo da tosse, que tenta desalojar o corpo estranho e desobstruir as vias aéreas.
É muito comum nos depararmos com uma queixa por parte das famílias que seu parente com mais idade está engasgando com muita facilidade, principalmente quando toma água e outros líquidos.
Este sintoma merece atenção, pois o mais provável é que seja um distúrbio no mecanismo de deglutição que é comandado pelo nosso sistema nervoso central. No idoso, o controle neurológico da deglutição pode ficar falho principalmente por motivos circulatórios.
 Outras causas de distúrbios de deglutição são tumores cerebrais, acidente vascular cerebral(AVC), pós-operatório de neurocirurgia, traumatismo craniano, mas no idoso a principal causa é a microcirculação.
Persistindo o sintoma, o idoso deve procurar seu médico para esclarecimento e tratamento do problema.
Como proceder em caso de engasgo:
- Idoso acamado: em caso de vômito, manter a cabeça virada para um dos lados;
- Nunca tente puxar os objetos da garganta;
- Estimular o idoso a tossir com força;

Se estiver ocorrendo asfixia/sufocação:
- Se notar que o idoso não respira, deve imediatamente chamar o serviço de emergência e em seguida aplicar a MANOBRA DE HEIMLICH.
Manobra de Heimlich:
- Posicione-se atrás do idoso com seus braços ao redor da cintura;
- Coloque a sua mão fechada com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno;
- Agarre firmemente seu pulso com a outra mão;
- Exerça pressão contra o abdome rapidamente para trás e para cima;
- Repita até que o objeto seja expelido.
O caso de engasgo é terrível para quem sofre e para o familiar que presencia, pois além de não saber como proceder corretamente, existe o componente emocional. Estas manobras de emergência deveriam ser aprendidas na escola, como fazem em outros países, pois aliviam sofrimentos enormes que podem até levar a óbito.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PREVENÇÃO DE QUEDAS


As quedas de pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos.
Cerca de 30% dos idosos com idade maior ou igual a 65 anos apresentam relato de queda anual, havendo um aumento para 51% nos idosos com mais de 85 anos.
A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica.
A maioria dos programas de prevenção de quedas avalia o equilíbrio, a marcha, as medicações em uso e o ambiente domiciliar.
As conseqüências da queda vão desde hematomas e escoriações leves à fraturas, ressaltando-se a fratura de colo do fêmur e o traumatismo cranioencefálico.
 As quedas podem afetar a qualidade de vida do idoso pois podem gerar  medo e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua mobilidade, também afeta as atividades sociais e recreativas.
Um programa de prevenção de quedas tem como objetivo promover a autonomia e a independência do idoso, minimizando os riscos da queda e suas conseqüências, diminuindo o medo de cair e incentivando as atividades da vida diária.

Algumas dicas para evitar a queda no ambiente doméstico:

- Utilizar tapetes antiderrapantes no banheiro;
- Instalar barras de apoio no banheiro;
- Utilizar tapetes presos ao chão e não encerar o piso;
- As escadas devem ter corrimão dos dois lados e fita antiderrapante nos degraus;
- A altura da cama e cadeiras deve ser apropriada para manter os pés no chão quando sentado;
- Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance;
- Utilizar calçados com solado antiderrapante;
- Manter a casa bem iluminada;
- Colocar um interruptor de luz próximo à cama;
- Manter cadeira de plástico resistente no banheiro para facilitar a lavagem dos pés;
- Não deixar extensões elétricas ou fios de telefone no caminho;

Outras dicas como realizar visitas periódicas ao oftalmologista, incentivar o idoso a participar de atividades físicas que visem o desenvolvimento da agilidade, equilíbrio e coordenação motora e força muscular, fazem com que o idoso sinta-se mais seguro e o resultado de tudo isto vai repercutir na felicidade de toda a família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...