domingo, 23 de setembro de 2012

Dificuldade para dormir pode ser sintoma inicial de Alzheimer, aponta estudo



8/9/2012 14:00, Por Redação, com BBC - de Washington

Dormir mal pode ser uma indicação inicial de Alzheimer, aponta um estudo realizado em camundongos na universidade de Washington.
Acredita-se que um componente chave da doença seja a formação de placas de proteína no cérebro.
Perda de memória e dificuldades de raciciocínio são sintomas mais avançados do Alzheimer
No estudo divulgado na publicação científica Science Translational Medicine, os pesquisadores mostraram que os camundongos têm o sono interrompido quando essas placas começam a ser formadas.
Especialistas dizem que se a relação entre esses dois fatores for comprovada, a informação pode ser uma importante ferramenta para o tratamento da doença.
É consenso na literatura médica de que quanto mais cedo se descobrem os sinais de Alzheimer, mais efetivo tende a ser o tratamento contra a doença.
Portadores da enfermidade não apresentam problemas de memória ou clareza de pensamento até estágios mais avançados e, quando isso ocorre, partes do cérebro já foram destruídas, dificultando ou mesmo impossibilitando o tratamento.
Os níveis de proteína amilóide oscilam naturalmente, tanto em camundongos quanto pessoas, ao longo de um período de 24 horas. Mas, com o Alzheimer, tais placas são formadas permanentemente.
Na pesquisa conduzida em Washington, os pesquisadores afirmaram que camundongos de hábitos noturnos costumam dormir 40 minutos a cada hora, mas tão logo as placas começam a ser formadas, o período de sono é reduzido para 30 minutos.
- Se estas anormalidades começam cedo assim no desenvolvimento do Alzheimer humano, elas podem nos fornecer um sintoma facilmente perceptível (da doença) – disse um dos pesquisadores, David Holtzman.
Mas descobertas em camundongos nem sempre são aplicáveis a humanos e podem existir outros motivos para a interrupção do sono.
Especialistas dizem que são necessários mais estudos para que se tenha uma visão mais clara do problema.

sábado, 15 de setembro de 2012

PENSANDO NO FUTURO


Uma coisa que temos que pensar é no nosso envelhecimento, pois essa é uma coisa que ninguém vai escapar ou maioria delas.
Só que não vale a pena envelhecer de qualquer maneira, chegar à velhice e depender dos filhos e/ou de outras pessoas, a nossa obrigação é envelhecer de maneira saudável e bem, pois já sabemos que há uma degeneração natural do corpo com o passar dos anos, mais podemos controlar.
Segundo a OMS envelhecer de maneira saudável seria estarmos bem fisicamente, espiritualmente, socialmente e mentalmente.
Pensar em envelhecer bem é viver com o dinheiro que ganhamos ao longo dos anos e realizar as tarefas do cotidiano com vigor e energia.
Temos que pensar em nossa vida como se fosse uma poupança, para que ao longo do tempo, possamos fazer pequenos resgates e assim aumentar a nossa longevidade com prazer e sabedoria.
Isto tudo com a criação de hábitos saudáveis!
O exercício físico é IMPORTANTÍSSIMO para conquista desse objetivo.
Nós nascemos para sermos fortes e rápidos, mais sem o exercício físico não conseguimos manter isso por toda a vida. E com a falta de exercício começa o processo de deterioração, e às vezes até precocemente!
Doenças adquiridas com o envelhecimento podem ser prevenidas através do exercício físico adequado, como por exemplo:
Osteoporose - tem se tornado uma epidemia, mas se houver uma prevenção, esse processo pode ser controlado e às vezes até revertido.
Aumento de peso - Que desencadeia milhares de doenças e pode ser controlado de acordo com o  estilo de vida.
Doenças Coronarianas - Como hipertensão, cardiopatias, etc., também relacionado ao aumento de peso
Diabetes tipo II - Que é caracterizada pelo aumento de peso.
Existe uma infinidade de doenças que podem ser prevenidas através do exercício físico.
"Se o exercício pudesse ser colocado em uma garrafa, ele seria o mais forte medicamento que o dinheiro poderia comprar" Robert Butler
Pense nisso!
Já foi época que vovó e vovô ficavam em casa com uma vida sem utilidade. E o mundo evoluiu para acompanhar essa demanda e nós evoluímos também.
Treine com quem entende e com segurança!

domingo, 9 de setembro de 2012

ANEURISMA



 Um aneurisma é uma área fraca na parede de um vaso sanguíneo que faz com que o vaso sanguíneo forme uma protuberância ou inche. Quando o aneurisma ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro, ele é denominado de aneurisma cerebral.
Os aneurismas no cérebro surgem quando há uma região enfraquecida na parede de um vaso sanguíneo. Um aneurisma pode estar presente desde o nascimento (congênito) ou pode se desenvolver mais tarde, como depois que um vaso sanguíneo é lesionado.
Existem vários tipos diferentes de aneurismas. Um aneurisma sacular pode variar no tamanho, podendo ter desde alguns milímetros até um centímetro. Os aneurismas saculares gigantes podem ter mais de 2 centímetros. Eles são mais comuns em adultos. Os aneurismas saculares múltiplos são herdados com mais frequência do que os outros tipos de aneurismas.
Outros tipos de aneurismas cerebrais consistem no alargamento de um vaso sanguíneo inteiro; ou ainda podem parecer como um "balão" na parte externa de um vaso sanguíneo. Tais aneurismas podem ocorrer em qualquer vaso sanguíneo que alimente o cérebro. Arterioesclerose, traumas e infecções, que podem lesionar a parede do vaso, podem causar esses aneurismas cerebrais.
Cerca de 5% da população têm algum tipo de aneurisma no cérebro, mas apenas um pequeno número desses aneurismas causam sintomas ou rupturas. Os fatores de risco incluem histórico familiar de aneurismas cerebrais e certos problemas médicos, como doença renal policística, coartação aórtica e pressão alta.
Um exame ocular pode mostrar pressão elevada dentro do cérebro (pressão intracraniana elevada), incluindo inchaço do nervo óptico ou sangramento na retina. Um exame do cérebro e do sistema nervoso (neurológico) pode revelar movimento anormal dos olhos, problemas na fala, na força e na sensibilidade.
Os seguintes testes podem ser usados para diagnosticar aneurisma cerebral e para determinar a causa do sangramento no cérebro:
Angiografia cerebral ou angiografia por tomografia computadorizada espiral da cabeça para revelar a localização e o tamanho do aneurisma
Exame de líquido cefalorraquidiano
Tomografia computadorizada da cabeça
Eletroencefalograma (ECG)
Ressonância magnética da cabeça
Uma pessoa pode ter um aneurisma sem apresentar sintomas. Esse tipo de aneurisma pode ser encontrado quando uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada são feitas por outro motivo.
Um aneurisma cerebral pode começar a "vazar" uma pequena quantidade de sangue. Isso talvez cause uma dor de cabeça forte que o paciente pode descrever como "a pior dor de cabeça da minha vida". Outra frase para descrever o aneurisma é uma dor de cabeça sentinela. Isso significa que a dor de cabeça pode ser um sinal de aviso de uma ruptura dias ou semanas depois de a dor de cabeça aparecer pela primeira vez.
Os sintomas também podem ocorrer se o aneurisma empurrar estruturas próximas no cérebro ou se romper (ruptura) e causar sangramento no cérebro.
Os sintomas dependem da localização do aneurisma, se ele se rompeu e da parte do cérebro que está sendo comprimida, mas podem incluir:
Visão dupla
Perda da visão
Dores de cabeça
Dores nos olhos
Dores no pescoço
Pescoço rígido
Uma dor de cabeça forte e súbita é um sintoma de que o aneurisma se rompeu. Outros sintomas de rompimento de um aneurisma são:
Confusão, letargia, sonolência ou estupor
Queda da pálpebra
Dores de cabeça acompanhadas de náusea e vômito
Fraqueza muscular ou dificuldade de mobilidade de qualquer parte do corpo
Dormência ou diminuição da sensibilidade de qualquer parte do corpo
Convulsões
Fala prejudicada
Rigidez no pescoço (ocasionalmente)
Alterações na visão (visão dupla, perda de visão)
Observação: o rompimento de um aneurisma é uma emergência médica. Procure ajuda médica imediatamente.
Dois métodos comuns são usados para reparar um aneurisma:
A clipagem é o modo mais comum de reparar um aneurisma. Isso é feito durante a cirurgia no cérebro.
O reparo endovascular, muitas vezes usando uma "bobina", é um método menos invasivo para tratar alguns aneurismas.
Prevenção
Não há maneira conhecida de prevenir a formação de um aneurisma sacular. Tratar a pressão alta pode reduzir a chance de ruptura de um aneurisma. Controlar os fatores de risco da arteriosclerose pode reduzir a probabilidade de alguns tipos de aneurisma.
Se descobertos a tempo, aneurismas não rompidos podem ser tratados antes de causarem problemas.
A decisão de reparar um aneurisma cerebral não rompido é baseada no tamanho e na localização do aneurisma e na idade e condição de saúde do paciente. Os riscos dessa decisão devem ser muito bem ponderados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...