domingo, 13 de novembro de 2011

VAMOS APRENDER A BARBEAR NOSSO IDOSO?


Os cuidados com o processo de barbear com técnica

Fazer a barba diariamente não prejudica a pele, desde que você tome cuidados com o corte e com o uso de loção pós-barba de ação cicatrizante. Dependendo da qualidade da lâmina você pode usar até cinco cortes.

A espuma de barbear tipo sabão, aquela antiga espalhada com pincel, pode levar de 1 a 2 minutos para agir. Aí sim você inicia o corte. As fórmulas modernas não necessitam de tempo de espera. Espumas em aerosol, gel de barbear e sabonetes cremosos facilitam a umectação do pelo, agindo imediatamente.

A melhor hora para remover os pelos da barba é logo após o banho, quando o rosto está úmido e a pele macia. Usando o produto escolhido, aplicar sobre a pele úmida, massageando até obter a consistência desejada. Os movimentos da lâmina devem acompanhar o sentido em que os pelos nascem. Evite escanhoar a pele para não agredir ainda mais esta região propensa ao aparecimento de pelos encravados. Lave o rosto com bastante água.

Após a barba

Finalizar a operação de barbear é essencial para proteger e tratar esta área já sensibilizada, além de promover uma rápida cicatrização. Use bálsamos e loções após a barba, pois trazem benefícios de ação refrescante e antioxidante. Tais produtos restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas. Aplique uma camada uniforme e massageie até completa absorção.

O processo de Barbear

Os pelos são espessos devido à influência dos hormônios masculinos. Após a puberdade, quando se inicia a produção da testosterona, há influência direta no aparecimento dos pelos da barba e bigode. Os pelos podem ser redondos ou ovalados, lisos e encaracolados. Também há diferenças na espessura e, quanto mais denso, mais fácil é haver problemas de encravamento e infecção. O pelo protege a pele e o ato de barbear funciona como uma massagem diária que previne o envelhecimento.

O ato de barbear é um dos mais importantes na rotina do homem. Proporciona uma boa aparência e sensação de bem estar. Porém é um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade.
Este processo pode levar a uma infecção chamada foliculite persistente. Esta se caracteriza por avermelhamento, dor e formação de pus. A foliculite nada mais é do que a inflamação e infecção do folículo pilo sebáceo devido a encravamento e trauma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...