quarta-feira, 6 de abril de 2011

ENGASGO: um perigo para o idoso

Imagem obtida em http://www.heimlichinstitute.org


 O engasgo pode ocorrer quando um corpo estranho (líquido ou sólido) “entala” na garganta e, ao invés de ir para o estômago, vai para a traquéia e pulmões. Imediatamente vem a sensação de sufocação e o reflexo da tosse, que tenta desalojar o corpo estranho e desobstruir as vias aéreas.
É muito comum nos depararmos com uma queixa por parte das famílias que seu parente com mais idade está engasgando com muita facilidade, principalmente quando toma água e outros líquidos.
Este sintoma merece atenção, pois o mais provável é que seja um distúrbio no mecanismo de deglutição que é comandado pelo nosso sistema nervoso central. No idoso, o controle neurológico da deglutição pode ficar falho principalmente por motivos circulatórios.
 Outras causas de distúrbios de deglutição são tumores cerebrais, acidente vascular cerebral(AVC), pós-operatório de neurocirurgia, traumatismo craniano, mas no idoso a principal causa é a microcirculação.
Persistindo o sintoma, o idoso deve procurar seu médico para esclarecimento e tratamento do problema.
Como proceder em caso de engasgo:
- Idoso acamado: em caso de vômito, manter a cabeça virada para um dos lados;
- Nunca tente puxar os objetos da garganta;
- Estimular o idoso a tossir com força;

Se estiver ocorrendo asfixia/sufocação:
- Se notar que o idoso não respira, deve imediatamente chamar o serviço de emergência e em seguida aplicar a MANOBRA DE HEIMLICH.
Manobra de Heimlich:
- Posicione-se atrás do idoso com seus braços ao redor da cintura;
- Coloque a sua mão fechada com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno;
- Agarre firmemente seu pulso com a outra mão;
- Exerça pressão contra o abdome rapidamente para trás e para cima;
- Repita até que o objeto seja expelido.
O caso de engasgo é terrível para quem sofre e para o familiar que presencia, pois além de não saber como proceder corretamente, existe o componente emocional. Estas manobras de emergência deveriam ser aprendidas na escola, como fazem em outros países, pois aliviam sofrimentos enormes que podem até levar a óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...