sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vaidade significa vitalidade para idosos




Rotina de exercícios e cuidados com a saúde, aliada ao desempenho de atividades de lazer e entretenimento, torna a passagem pela “melhor idade” bem mais suave.
A rotina das gêmeas Ana Paulino Galvão e Maria Paulino Galvão, de 82 anos, é de causar inveja a muitos jovens. Elas frequentam academia de ginástica, viajam pelo Brasil e para o exterior, saem com os amigos e não dispensam uma boa dança. A cada cinco anos, celebram a vitalidade e comemoram o aniversário em grande estilo. Na segunda metade da vida, mostram que aceitar os cabelos brancos é uma arte e que a vaidade não está ligada à faixa etária.

“Faço exercícios toda manhã. Pela saúde e pela beleza, que faz parte de todo ser humano. Ninguém quer ser feio, mas chega um momento na vida que o belo passa a ser o que você tem para passar aos demais. A beleza está na maneira de falar, de agir e de mostrar o que você já viveu”, ensina D. Ana. Contrariando o senso comum e despistando a severidade do tempo, as duas senhoras do Piauí vão vivendo e ensinando a viver.
Elas vieram para Cuiabá participar de um encontro da “melhor idade” semana passada. Ultrapassar os 80 anos com tanta energia é uma façanha pouco comum em algumas regiões ocidentais, mas o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Koiti Anzae, mostra que tudo é uma questão de preparo, disciplina e vaidade.
“A vaidade positiva é muito importante. As pessoas têm que se preparar para o envelhecimento. Muitas mulheres fazem plásticas, mas isso pode ser bobagem. Uma hora não vai dar mais e ela vai ter que aceitar. O importante é se cuidar, gostar de si, sem se prender ao status da beleza que é cultivada pela mídia”, diz o especialista em atividades físicas para a terceira idade.
Por mais clichê que possa parecer falar na prática de exercícios físicos, de fato eles são fundamentais para estender a autonomia corporal durante a velhice. Algumas pequenas atividades têm influência direta na rotina de um idoso e podem ajudá-lo a não ficar dependente de terceiros para realizar simples tarefas. “Tem alguns idosos que não têm força nem para levantar o garfo e comer”, aponta Anzae.
O professor universitário afirma que a fraqueza é reflexo do sedentarismo e da falta de exercícios para os músculos. “Malhar não serve apenas para ficar com o corpo sarado. Quem não faz trabalhos para fortalecer a musculatura encontra dificuldades quando a idade avança. Até levantar de uma cadeira fica difícil. O primeiro grau de dependência é ter que se apoiar nas coisas; o segundo, precisar de ajuda dos outros; o terceiro, ser carregado e o último, ficar só deitado”, enumera.
Há ainda outros três aspectos que podem amenizar as limitações naturais do envelhecimento. Manter a mente ativa é um deles. Com as atividades intelectuais, a neurotrofina (proteína encontrada no cérebro relacionada à paixão e à atividade sexual no início de relacionamentos), que liga os hormônios, é estimulada. Sem ela, a incidência da demência, do esquecimento e do mal de Alzheimer são acelerados. Por isso, a prática de xadrez e palavras cruzadas é recomendável.

Os trabalhos aeróbicos são outro fator que mantém a vitalidade. Caminhar, nadar e andar de bicicleta por 30 minutos, três vezes por semana, é importante para a desenvoltura do sistema cardiovascular. As atividades estimulam o envio de oxigênio para o corpo, evitando a morte precoce das células. O último aspecto que vale destacar é o cuidado com as articulações.

A prática de alongamento mantém as articulações flexíveis. Quando os movimentos são executados, o corpo libera o líquido sinovial, que desacelera o enrijecimento das articulações. Assim, agachar-se, vestir-se, usar o toalete sem ajuda e tomar banho passam a ser tarefas possíveis na terceira idade desde que alguns exercícios sejam adotados.
O professor garante que seguindo as orientações é possível chegar à idade das gêmeas com a mesma disposição das duas. “Quem não se atenta para isso paga um preço muito caro na velhice. Não há nada pior do que ficar no canto abandonado. É esse aspecto da vaidade que a sociedade tem que perceber. O cuidado que passa da estética e leva à disposição, à energia e à vitalidade”, orienta Anzae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...