sábado, 16 de junho de 2012

Dia mundial de combate à violência contra o idoso




Dia 15 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia mundial de combate à violência contra o idoso e está sendo regado de manifestações pelo mundo todo. No Brasil, inúmeras passeatas reivindicando maior atenção à terceira idade, palestras e ações de prevenção a doenças, além de jogos, danças e outros atrativos.
A violência ao idoso não é um fato isolado, e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que geralmente tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso. Só no Brasil, dois milhões de idosos são vítimas de agressões todos os anos.
A violência, geralmente vem de quem deveria cuidar deles. Muitas famílias, enfrentam o dilema de ter que deixar seus familiares idosos aos cuidados de um enfermeiro ou uma casa de repouso com medo de que sejam maltratados. A recomendação é avaliar bem o histórico do enfermeiro ou do asilo, e observar se o idoso aparece com machucados. No entanto, a falta de paciência pode fazer com que os próprios familiares maltratem os idosos.
O país não possui um canal de denúncias específico para a violência contra o idoso, mas a rede telefônica do Disque Denúncias abaixo funciona  para esses casos. A denúncia possui garantia de sigilo absoluto .

Rio de Janeiro
Ligue Idoso
Recebe denúncias de maus-tratos e orientações em geral.
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
(0/xx/21) 2299-5700

Delegacia de Atendimento e Proteção ao Idoso
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Senador Pompeu, s/nº
(0/xx/21) 3399-3181/3182

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...