domingo, 4 de novembro de 2012

DESMAIO - PRIMEIROS SOCORROS




O desmaio, também conhecido como síncope, pode ser definido como uma momentânea perda da consciência, que geralmente não dura mais que alguns minutos e é causada pela diminuição temporária do fluxo sangüíneo que nutre o cérebro.

A causa pode ser uma reação à dor ou ao medo, ou resultante de perturbação emocional, exaustão ou falta de alimentação, entretanto, o restabelecimento da vítima é normalmente rápido e completo. Caso não recupere a consciência em poucos minutos chame auxílio médico de emergência

 Os sinais e sintomas mais comuns do desmaio são a palidez, o pulso fraco e lento, a falta de equilíbrio e a inconsciência.

Diante de uma vítima que sofreu um desmaio, o socorrista deverá buscar aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e tranquilizar a vítima, mantendo-a numa posição confortável.

Sinais e sintomas


  1. Mal-estar
  2. Escurecimento da visão
  3. Suor abundante
  4. Perda de consciência
  5. Relaxamento muscular
  6. Palidez
  7. Respiração superficial


Os primeiros socorros para casos de desmaio devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado, enquanto isso, segue abaixo algumas dicas básicas de primeiros socorros que deverão ser realizados em caso de desmaio:


  1. Afastar a vítima de local que proporcione perigo (escadas, janelas etc.).
  2. Deitá-la de barriga para cima e elevar as pernas acima do tórax, para que a cabeça fique mais baixa em relação ao restante do corpo.
  3. Manter a cabeça de lado para facilitar a respiração e evitar aspiração de secreções.
  4. Afrouxar as roupas.
  5. Manter o local arejado.
  6. Após recobrar a consciência, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer o aparecimento de um novo desmaio.
  7. Transportar a vítima para atendimento médico.


O que não fazer 

  1. Não jogar água fria no rosto, para despertar.
  2. Não oferecer álcool ou amoníaco para cheirar.
  3. Não sacudir a vítima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...