domingo, 19 de junho de 2011

ANEMIA EM IDOSOS



A anemia, definida pela Organização Mundial de Saúde, como hemoglobina inferior a 12g/dL para mulheres adultas e inferior a 13g/dL para homens adultos (dado do hemograma), tem freqüência crescente com a idade. Na população idosa, a anemia tem sido considerada um problema de saúde pública, com impacto negativo na função cognitiva, capacidade funcional e qualidade de vida, e associada a aumento de hospitalizações e mortalidade, além de um fator de risco para doença cardiovascular.
A  anemia no idoso tem maior freqüência no sexo masculino e na idade superior a 85 anos. São sintomas freqüentes, relacionados à anemia: fadiga, fraqueza, diminuição da tolerabilidade a esforços físicos, falta de ar e desânimo. Alguns desses sintomas são inespecíficos e, por isso, equivocadamente atribuídos ao envelhecimento.
As causas mais freqüentes de anemia nos idosos são as perdas sanguíneas, as deficiências nutricionais e as anemias relacionadas às doenças crônicas. A anemia em idosos não deve ser aceita ou considerada como parte do processo normal de senescência, merecendo sempre investigação.

Existem vários tipos de anemia, sendo os mais freqüentes em idosos a anemia de doença crônica, seguida pela deficiência de ferro , por hemorragia e outras, como deficiência por B12, insuficiência renal ou leucemias. É importante ressaltar que a anemia é fator de risco para outras doenças, pois reflete somente o baixo nível de hemoglobina circulante.. Portanto, uma vez presente, é necessário realizar investigação para determinar qual a sua causa.
A anemia pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo, que fica mais suscetível a infecções e quedas por apresentar instabilidade, imobilidade, fraqueza, além do prejuízo intelectual. Porém, em geral, a doença é assintomática no início, podendo acarretar palidez da pele, cansaço, indisposição, falta de ar, taquicardia, inchaço e até dor no toráx.
Uma dieta variável e equilibrada com verduras e legumes frescos e proteínas aliada ao controle rigoroso das doenças pode ajudar na prevenção da anemia. A anemia nos idosos preocupa por eles já apresentarem menor reserva funcional e, portanto, qualquer situação que exija mais do seu organismo pode levar a prejuízos irreversíveis.

Um comentário:

  1. Adorei. Muito claro e objetivo. Temos que ver uma forma de divulgar para os cuidadores que nao sabem nada sobre o que voce esta enfocando no blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...