sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRATURA DO FÊMUR NA PESSOA IDOSA

  O envelhecimento representa a passagem do tempo, não a patologia, sendo um processo natural e fisiológico. No idoso, as alterações como osteoporose, acuidade visual diminuída, fraqueza muscular, diminuição de equilíbrio, doenças neurológicas, cardiovasculares e deformidades osteomioarticulares são fatores que contribuem para a alta incidência de fratura do  fêmur.
Se você é uma pessoa idosa que caiu, não está sozinho. Quedas acontecem todos os anos em cada 1 de 3 pessoas com mais de 65 anos. O risco de queda -- e seus problemas relacionados -- aumenta com a idade. Fraturas causadas por quedas em idosos podem ocasionar internação hospitalar e incapacitação.
As fraturas de fêmur acometem principalmente a população de idade mais avançada. As mulheres sofrem três vezes mais que os homens. 90% das fraturas são causadas pela queda da própria altura.
A maioria dos idosos passa a maior parte do dia dentro de casa e imagina-se, que assim, estão livres de acidentes que possam colocar em risco sua saúde. Mas a realidade não é bem essa. Acidentes domésticos são bastante comuns e representam até perigo de morte para os idosos, que têm ossos mais frágeis.
Para evitar quedas em casa, bastam algumas medidas simples. Não deixar tapetes soltos, nunca manter pisos escorregadios nem desníveis no chão, manter iluminação adequada e não deixar fios soltos em trechos de passagem são algumas dicas. Outra medida importante é ter acesso fácil ao telefone, para pedir socorro.
 O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos, podendo variar de colocação de pinos e parafusos até substituição da articulação com colocação de próteses.
No máximo 25% dos pacientes se recuperam quase totalmente. Os outros apresentam, normalmente, dor persistente, mancar permanente, alteração do equilíbrio e dificuldade de subir escadas. 30 a 40% não poderão mais viver independentemente.  20% dos pacientes idosos morrem após um ano da lesão, por causa de agravamento de problemas preexistentes do coração, pulmão e rins.
Aproveito para pedir aos leitores, uma corrente positiva de orações para uma senhora que convivi alguns anos, D. Sara, que hoje tem 102 anos e que sofreu uma queda no último domingo e quebrou o fêmur. Uma situação difícil pela idade avançada. Ela está aguardando cirurgia, colocação de prótese, mas para tanto ela tem que primeiro melhorar de uma anemia.

(foto: http://www.centrodecirurgiadoquadril.com.br/fraturas_colo_femur.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...