domingo, 2 de outubro de 2011

ESTATUTO DO IDOSO - DIREITO A EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER


A luta pelos direitos dos idosos deve ser constante


   Coisas que talvez você não saiba mas que podem ajudar a vida dos idosos e estão previstas em lei. Vale a penas conhecer.


- O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

- O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.

- Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.

- Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.

- Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.

- A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos,e de lazer, bem como o acesso preferencial
aos respectivos locais.

- Os meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos, com finalidade informativa, educativa, artística e cultural, e ao público sobre o processo de envelhecimento.

- O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas e incentivará a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.

Um comentário:

  1. Cris a materia sobre idoso no hospital foi fantastica/ Quando estava la com papai. So falei e deixaram eu ficar com ele no CTI.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...