sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HORA DE DESPERTAR

Quem acorda cedo é mais feliz, saudável e magro, diz pesquisa 


Por Ilana Ramos  | 19/09/2011 

Nada como uma boa noite de sono. Ela relaxa o corpo e a mente, organiza as ideias e pensamentos e nos deixa novinhos em folha para encarar o dia seguinte. No entanto, só uma boa noite de sono não o é suficiente para manter a nossa saúde em dia, o ideal é que todas as noites sejam de paz e tranquilidade. Para reforçar a importância de se dormir bem, uma pesquisa da Universidade de Roehampton ainda acrescenta à lista de benefícios do sono a hora de despertar. Reforçando aquele velho ditado que diz “Deus ajuda quem cedo madruga”, pesquisadores afirmam que acordar mais cedo ainda pode deixar você mais magro, feliz e saudável.
Os pesquisadores da universidade britânica entrevistaram 1.068 homens e mulheres sobre sua saúde, dieta, níveis de felicidade e ansiedade, bem-estar físico e hábitos de sono. O estudo dividiu os entrevistados em dois grupos: matutinos, que representavam 13% dos entrevistados e acordavam por volta das 6h58m durante a semana e vespertinos, que levantavam por volta de 8h54m, e contavam 6%. Os outros 81% ficaram entre os dois. A pesquisa concluiu que os matutinos demonstraram mais felicidade, menores níveis de ansiedade e ainda tinham menos riscos de sofrerem de depressão. Eles também eram mais propensos a tomar café da manhã, que já havia sido ligado a um menor índice de massa corpórea.
Não importa a hora que você levante, ter regularidade de sono é o mais importante. Para Andrea Bacelar, membro do Departamento do Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), "o que sabemos é que o sono com horários regulares, ou seja, hora para dormir e hora para levantar, é o grande fator para o equilíbrio do corpo e da mente. E também o tempo total individual de sono deve ser respeitado, sendo a média da população de sete horas por noite. O fato de ser vespertino não é um problema, a menos que obrigações e compromissos o obriguem a assumir ritmos diferentes do que o ritmo biológico que um vespertino necessita".
Os benefícios de se acordar cedo são inúmeros e não se restringem a questões de saúde. "Acordando cedo, estamos mais sincronizados com a luz solar, pois quando começa a clarear, acordamos, e quando escurece começamos a desacelerar e vamos dormir. Ter regularidade na vida é ser saudável. Fazer atividade física matinal é mais benéfico que fazer a noite. Fazer as refeições em horários adequados nos ajuda a manter o peso. Além disso, temos mais horas do dia para nossos afazeres. Para um indivíduo que acorda tarde, sobram poucas para resolver seus problemas ligados ao horário comercial", diz Andrea
Pessoas mais velhas não precisam se preocupar tanto com o horário que despertam, pois geralmente dormem menos. Segundo Andrea, "esse fenômeno é fisiológico. Os idosos não só acordam mais cedo como passam a dormir mais cedo. A sincronização do claro e escuro pode não ser tão eficaz, a produção de neurotransmissores fica alterada, a acetilcolina diminui e a melatonina (hormônio promotor de sono) também. No entanto, a insônia deve ser investigada e tratada adequadamente, por ser um fator de risco para doenças degenerativas, baixa imunidade, depressão e até morte. O tratamento passa por higiene do sono (evitar cafeína, levantar sempre no mesmo horário, não cochilar à tarde etc), técnicas de relaxamento e, também, uso de medicamentos".
Para quem acorda mais tarde, é possível "educar" o corpo a despertar em um novo horário. "Há duas situações. Uma é quando precisamos nos adaptar a uma diferença de fuso-horário. O organismo vai se adaptando àquele novo horário 15 minutos a cada dois dias. Outra situação é ser um vespertino e precisar passar a dormir mais cedo e acordar mais cedo. Isto é possível, sim, porem depende de medicação, luz e disciplina do paciente", conclui Andrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...