quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

IDOSOS: CUIDADOS PARA ENCARAR O VERÃO.




Aproveitar o que o sol e o calor tem de melhor, sem prejudicar a saúde, deve ser o lema deste verão para a população em geral e, sobretudo, para os idosos. Manter o organismo sempre hidratado, evitar a exposição a elevadas temperaturas e usar roupas leves, são os principais conselhos.
Com o verão, sobe a temperatura e há maior probabilidade de os idosos desidratarem, mas este problema é frequente em todas as estações. Várias causas ligadas ao envelhecimento contribuem para que seja frequente a desidratação nos mais velhos. Por isso, é indispensável incentivá-los a beberem água.
Avança a idade e com ela os idosos sentem menos sede e bebem menos água. Esta situação, aliada à redução da capacidade de concentração da urina, às alterações da composição corporal, a uma diminuição da elasticidade da pele (perde-se água por esta via) e à ingestão excessiva de alimentos doces e salgados, devido à redução da capacidade sensorial que leva a uma maior apetência para um consumo abusivo destes alimentos, contribui para haver casos de desidratação.
A exposição excessiva ao sol, a atmosfera seca e o uso de diuréticos são, também, potenciais fatores de risco e é aconselhável que idosos bebam água, mesmo no caso de não sentirem vontade de o fazer.
Uma dieta rica em frutas e hortaliças pode ajudar a prevenir a desidratação nos idosos, mas deve ser acompanhada pela ingestão apropriada de água que é, regra geral, de 2 litros diários. Mas, deve ser evitada a ingestão de frutas e saladas mal lavadas e de alimentos deteriorados pela temperatura, que pode originar complicações gastrointestinais, cuja maior prevalência se verifica no verão. Por isso, recomenda-se que seja feita uma lavagem adequada das hortaliças e frutas e que se conservem os alimentos a uma temperatura fresca.
Já o consumo de água pode aumentar se houver perdas substanciais de água, se estiver muito calor ou em caso de febre. Um excelente indicador que nos mostra se tudo está bem no que se refere à quantidade de água necessária, é a urina, que deverá ser abundante clara e sem cheiro. Mas, avisa que a ingestão excessiva de água pode ser prejudicial, pois se por um lado a capacidade renal não permite de forma tão eficiente a concentração da urina, também há a perda de capacidade pela sua diluição.
A incapacidade total de certos órgãos, devido à desidratação, portanto, pode levar o idoso à morte, mas apenas em casos extremos. Para evitar que isso aconteça, basta tomar certos cuidados na alimentação, ambientação e vestimentas do idoso. Veja algumas dicas abaixo:

- Beber pelo menos dois litros de líquidos por dia (água, suco, isotônicos);
- Usar roupas arejadas (de algodão e com tecidos claros) ;
- Permanecer em ambientes arejados ;
- Tomar banhos para esfriar o corpo ;
- Se o idoso sofrer de alguma doença do sistema nervoso, faça-o tomar pelo menos oito copos de líquido por dia ;
- Usar compressas com água gelada na virilha, axilas e no pescoço para "esfriar o sangue" ;
- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas ;
- Devemos dar atenção especial aos idosos que sofrem de demência, pois eles podem ser mais afetados com a desidratação, já que não pedem para beber água e têm mania de se agasalhar.
- Alguns idosos com problemas cognitivos se agasalham muito e isso aumenta a temperatura, principalmente entre os que moram em casa de repouso. Isso aliado a falta de autonomia para beber água, pode causar hipertermia e desidratação.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/como-adaptar-a-casa-para-um-idoso-20091212.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...