quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Recomendações alimentares para os idosos no Natal


Ceia sem excessos garante um feliz Natal

A alimentação na terceira idade é um aspecto fundamental. As festas de fim de ano vêm acompanhadas de alguns excessos gastronômicos, assim é importante não colocar em risco a saúde.
O crescimento da população de idosos se deve em parte aos avanços tecnológicos que elevam a esperança de vida e a diminuição da natalidade; mas há que se ter em conta também outros fatores como uma melhor alimentação. Um estado nutricional alterado constitui um fator de risco, que se associa a numerosas doenças crônicas e piora o prognóstico nas patologias agudas.
Uma nutrição correta é primordial para manter um estado de saúde ótimo em qualquer etapa da vida. A alimentação dos idosos tem características especiais do ponto de vista nutricional, devido às mudanças produzidas pelo processo de envelhecimento.
Uma dessas mudanças é a diminuição do sentido de gosto e de olfato, fazendo com que menos sabores sejam diferenciados. Outra mudança é a produção menor de ácido gástrico, com o que o esvaziamento intestinal sofre um atraso e a mobilidade dos intestinos fica diminuída. A boca sofre modificações com a idade, perdem-se dentes e, se caso as próteses dentárias não se ajustarem adequadamente, os idosos têm problemas com a mastigação, deglutição e digestão dos alimentos.
Nessa etapa da vida, a nutrição de nossos idosos deve ser equilibrada, variada e apetitosa sob o ponto de vista gastronômico. A comida deve ser fácil de preparar, deve estimular o apetite, ser bem apresentada, apetitosa e de fácil mastigação e deglutição.
Existem alguns objetivos básicos que devem ser contemplados na alimentação para idosos:
• É preciso consumir proteínas para manter um estado imunitário aceitável e reduzir a susceptibilidade a infecções.
• Prevenir a desidratação. Com a idade diminui a sensação de sede e os rins perdem a capacidade de concentrar urina. O consumo diário de água deve ser um litro e meio, quantidade que deve ser aumentada se o idoso apresenta processos febris, toma diuréticos ou se expõe a ambientes muito quentes.
• Consumo de cálcio na dieta, para a manutenção da massa esquelética e para sustentar uma atividade física adequada.
• Consumo de fibras para combater a prisão de ventre. É conveniente a presença de frutas, legumes, pão e frutas secas na dieta.
A alimentação da pessoa idosa requer as mesmas exigências de qualidade de uma pessoa adulta jovem, com as adaptações quantitativas consequentes, determinadas pelas mudanças corporais.
Quando chegam as celebrações importantes como o Natal, em que a família se reúne para festejar, é necessário ter em conta que as necessidades nutricionais e energéticas variam com a idade, o que não muda é a necessidade de comer com prazer. É preciso adaptar a ingesta à nossa capacidade. Seguem algumas recomendações básicas com relação a essas festas tão gastronômicas:
• Não abusemos das quantidades de comida. A digestão fica pesada. Todos somos humanos e é fácil cair na tentação; se nesse dia especial comemos demais, no dia seguinte devemos procurar comer de forma saudável e leve para não agravar a situação.
• Devemos mastigar bem os alimentos. Não abusar de carnes e gorduras e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
• Se aparecerem problemas gástricos, podemos recorrer a medicamentos antiácidos.
• Outra doença típica dessas celebrações são as diarréias: aparecem devido às mudanças bruscas na alimentação. Recorremos nesse caso a remédios antidiarréicos, a reposição dos líquidos perdidos e a alimentos que ajudam a cortar a duração do processo diarréico como maçãs, bananas e cenouras. Evitar os laticínios.
Como se vê, são conselhos de fácil aplicação. O mais importante dessas festas é o reencontro com toda a família.
Escrito por:
Francisca Bernal
Enfermeira do Hospital de Bellvitge, Espanha 
http://blog.infoelder.com

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...