sábado, 19 de março de 2011

Idoso Acamado: prevenção de úlcera por pressão (UP)



A úlcera por pressão (UP) é o que chamamos inadequadamente de escara, e ocorre normalmente quando o paciente acamado fica na mesma posição por um tempo prolongado.

Chamada de úlcera por pressão pois aparece normalmente em proeminências ósseas que sofrem pressão pelo peso do próprio corpo por um período prolongado ocorrendo interrupção da irrigação sanguínea no local.

Os locais mais frequentes e que requerem um maior cuidado são:  região sacra, calcâneo, nádegas, trocânter, cotovelo e tornozelo.
Uma das mais importantes funções do cuidador é prevenir a úlcera por pressão, isto vai ser feito mudando o paciente de duas em duas horas de posição , colocar almofadas para elevar os calcanhares, almofadas entre as pernas para não haver atrito entre os joelhos, trocar fraldas constantemente, hidratar a pele, manter o enfermo sempre muito limpo e seco, roupas de cama limpas e bem esticadas.

A úlcera por pressão é muito dolorosa, e os primeiros sinais da sua instalação é quando a superfície da pele sob pressão aparece avermelhada e inflamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...