segunda-feira, 28 de março de 2011

MAL DE ALZHEIMER

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que produz atrofia progressiva. Atinge pessoas a partir dos 50 anos de idade, porém é mais comum depois dos 65.
 Ainda não existe cura, mas quanto mais cedo for detectada, melhor para começar o tratamento. Este consiste em controlar os sintomas e tentar retardar a evolução da doença para garantir  melhor qualidade de vida aos idosos.
Algumas das características do Mal de Alzheimer são a perda da memória recente  e também perda de peso.
Existem fases na evolução da doença:
FASE INICIAL: Nesta fase há somente alguns esquecimentos que não atrapalham a convivência. O doente ainda é independente.
FASE INTERMEDIÁRIA: Dificuldade de reconhecimento das pessoas, de compreensão do que é ouvido, de expressar o que é dito, de nomear objetos e de executar tarefas motoras, o que interfere muito nas atividades da vida diária. Há desorientação quanto ao tempo e aos lugares e queixas de roubo e perseguição são freqüentes. Nesta fase faz-se necessário um cuidador para a preservação da segurança do idoso e para ajudar na realização das tarefas diárias.
FASE GRAVE: Os idosos nesta fase necessitam de um  cuidador 24 horas ao dia, pois não conseguem mais realizar as tarefas comuns, como higiene pessoal e alimentação. São totalmente dependentes de cuidados. Estão quase sempre confusos e a perda de memória já é bastante avançada, o que dificulta muito a comunicação.
FASE TERMINAL: Nesse momento o idoso já está de cama. Muitos dos idosos não chegam a essa fase, desencarnam antes devido a gravidade de  outras enfermidades como: diabetes, hipertensão, câncer, pneumonia, entre outras.

Muitas vezes não é possível discernir todas as fases da doença. Pois um paciente que ainda está na primeira fase já pode apresentar dificuldades de locomoção por exemplo, e outro paciente que já se encontra em fase terminal ainda fala com fluencia (embora sejam frases sem sentido nenhum e até mesmo xingamentos).

Alguns estudos falam sobre atividades intelectuais como ler, escrever com a mão esquerda, disputar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, ou socialização regular também podem atrasar o início ou a gravidade do Alzheimer.

4 comentários:

  1. Cristina Adorei. Acho que muita gente confunde este mal, com esquecimentos comuns na velhice. Este mal e muito mais serio. Esta muito bom seu trabalho. Estou colocando para minha rede no face.

    ResponderExcluir
  2. Cristina,adorei seu blog.Parabéns pelo trabalho e pele sua dedicação com os idosos.A foto do papai está uma graça!!!!!! Dá para notar o quanto a doença aumentou.Beijos e que Deus te abençõe sempre.Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu sogro esta com mal de alzheimer e tornou se muito agressivo durante a ultima internação porem não estamos conseguindo lidar com esse problema, por ser uma doença degenerativo tem direito ao home care para ter melhor tratamento já que paga o convenio medico a mais de 25 anos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meu sogro esta com mal de alzheimer e tornou se muito agressivo durante a ultima internação porem não estamos conseguindo lidar com esse problema, por ser uma doença degenerativo tem direito ao home care para ter melhor tratamento já que paga o convenio medico a mais de 25 anos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...