quarta-feira, 13 de abril de 2011

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Algumas pessoas  sofrem com a perda de controle da bexiga, pois torna-se um constrangimento e com isto, escondem de todos, inclusive do médico. Mas não devem fazer isto, pois na maioria dos casos a incontinência urinária pode ser tratada e até curada.
A incontinência urinária é mais comum nos idosos e normalmente afeta mais as mulheres , e contrário à crença popular, a incontinência urinária não é uma conseqüência normal da idade, embora os músculos do trato urinário possam perder algum tônus quando nós envelhecemos.
Mais da metade das pessoas idosas com incontinência tem uma causa reversível. Estas causas podem incluir: infecção urinária, constipação intestinal importante, uso de certas medicações, doença aguda, mobilidade restrita, desordens psicológicas, inflamações da bexiga, retenção urinária e desordens hormonais.
A incontinência urinária pode ser tratada através do uso de medicamentos, fisioterapia, cirurgia ou uma combinação entre essas modalidades.
O tratamento mais adequado para cada caso irá depender do tipo de incontinência urinária .
Para a prevenção deve-se instituir a rotina dos Exercícios de Kegel, principalmente após o parto vaginal e após cirurgias sobre a região pélvica.
Os exercícios de Kegel foram originariamente desenvolvidos como um método para controlar a incontinência em mulheres após o parto. Atualmente, estes exercícios são recomendados para mulheres com incontinência urinária por estresse, para alguns homens que sofrem de incontinência urinária após cirurgia da próstata e para pessoas que sofrem de incontinência fecal.
O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, desse modo melhorando também a função do esfíncter uretral e/ou retal. O sucesso dos exercícios de Kegel depende da técnica apropriada e adesão a um programa regular de exercícios.
COMO REALIZAR OS EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO:
1. Esvazie a bexiga.
2. Contraia os músculos do assoalho pélvico e conte até 10.
3. Relaxe os músculos completamente e conte até 10.
4. Faça 10 exercícios, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Estes exercícios podem ser praticados a qualquer hora e lugar. A maioria das pessoas prefere praticar os exercícios quando estão deitadas ou sentadas. Após 4 a 6 semanas pode-se notar alguma melhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...