terça-feira, 12 de julho de 2011

APARELHO AUDITIVO



Se você tem algum grau de surdez, como milhões de outras pessoas, pode considerar a aquisição de um aparelho auditivo. Porém, antes de fazer isso, é preciso saber se aparelhos auditivos funcionam para o seu caso de perda de audição, e o que procurar quando for comprar.
O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico com um pequeno microfone que amplifica sons. Você precisa ter alguma capacidade de audição para que o aparelho auditivo funcione. E, uma vez que a perda de audição afeta as pessoas de formas diferentes, você precisa do aparelho para surdez apropriado.
Há três principais tipos de perda de audição:
Surdez de transmissão ou de condução: é quando existe uma lesão a nível do ouvido externo ou médio, que impede a transmissão das ondas sonoras. Neste caso existe uma situação de audição reduzida, mas não de surdez. Para que haja surdez é necessário que o próprio nervo auditivo esteja danificado.
 Surdez de recepção ou neurossensorial: é quando existem lesões do ouvido interno ou do nervo auditivo que transmite o impulso ao cérebro. A transmissão das vibrações sonoras é feita normalmente mas a sua transformação em percepção auditiva está perturbada. Existe assim, uma dificuldade na identificação e integração da mensagem.
 Surdez mista: é quando existe, ao mesmo tempo, uma lesão do aparelho de transmissão e de recepção

CUIDADOS COM O APARELHO:
Os aparelhos auditivos modernos são duráveis, fáceis de usar e confiáveis. Entretanto, algumas precauções simples vão garantir que seu aparelho auditivo continue a lhe prestar bons serviços por muito tempo.
1- Evite atrito e impacto. Coloque e retire seu aparelho auditivo sobre uma superfície macia.
2- Proteja-o do calor. Jamais deixe seu aparelho auditivo onde possa ser danificado pela ação do calor extremo. Proteja-o da luz direta do sol (em casa e no carro estacionado) e não o deixe perto de radiadores.
3- Proteja o aparelho auditivo da umidade. Remova-o da orelha antes de banhos, duchas e mergulhos. Não o deixe no banheiro, onde pode sofrer danos causados pela umidade. Seque a transpiração dentro e em volta da orelha regularmente. A umidade e a condensação podem danificar o circuito eletrônico do aparelho auditivo. Recomendamos que o compartimento da pilha seja deixado aberto à noite.
4- Mantenha seu aparelho auditivo fora do alcance das crianças e bichos de estimação. Os cachorros ficam irritados com a microfonia mas são atraídos pelo cheiro do dono. É comum o cachorro mastigá-lo.
5- Evite contato com maquiagem e spray de cabelo. As finas partículas produzidas pela maquiagem e spray de cabelo podem facilmente bloquear a entrada do microfone. Sempre retire seu aparelho auditivo antes de usar esses produtos.
6- Limpe o aparelho auditivo com cuidado, com um pano macio e seco. Álcool, solventes e multiusos podem danificar o circuito eletrônico.
7- Higiene do ouvido. Mantenha sempre o ouvido limpo. Se o aparelho soar fraco, pode ser que a saída de som ou o filtro de cerume estejam bloqueados com cera ou sujeira.
8- Mantenha o aparelho auditivo em local seguro. Quando não estiver usando, mantenha-o sempre no estojo ou no recipiente especial secante (desumidificador). Tire as pilhas se não for usá-lo por algum tempo.
9- Jamais tente consertar o aparelho auditivo, leve-o para avaliação. Chaves de fenda e óleo podem ser fatais para o aparelho auditivo. O simples toque nos componentes eletrônicos ou micro-mecânicos pode causar danos irreparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...