sexta-feira, 1 de julho de 2011

IDOSOS X ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO



Os processos psicológicos do envelhecimento têm, na maioria das vezes, a solidão como consequência; seja pelo falecimento do cônjuge, casamento dos filhos, aposentadoria, declínio na vida social, enfim, o sentimento de utilidade que no decorrer da vida lhe era preponderante, deixa de estar presente em alguma fase do envelhecimento.
A companhia de um animal de estimação pode fazer uma diferença significativa na qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Além do bem estar psíquico proporcionado a elas pela presença de um animalzinho em seu cotidiano, os cuidados exigidos por eles estimulam os idosos a se exercitarem, melhorando também sua saúde física.
Estudos realizados em diversos países apontam que os tutores de cães e gatos, nesse período da vida, sofrem menos de depressão, problemas relacionados à pressão sangüínea, freqüência cardíaca e capacidade motora, sendo estas questões reflexos das atividades físicas realizadas ao passear ou brincar com seu animal de estimação.
Isto passa a ser uma via de duas mãos, ou seja, além de promover maior qualidade de vida para os idosos, poderia ainda minimizar os impactos de saúde pública que envolve o problema do abandono de animais. Ao adotar um animal de estimação, o idoso deve estar ciente de que ele exige dedicação diária, além de alterar a rotina de uma casa, porém estas mudanças só trazem vantagens .
Em pesquisa realizada ficou constatado que a vida dos idosos que possuem um animal de estimação mudou bastante após adquiri-los, pois muitos justificaram que passaram a ter um objetivo na vida, uma companhia, passaram a fazer mais exercício, passaram a cuidar mais da sua própria higiene – pois passaram a cuidar da higiene do seu animal também, e o lado desagradável é que as despesas aumentaram, mas este aspecto, segundo os idosos, é altamente compensador.
Os cachorros são grandes companheiros, mas não é necessário que o seu animal de estimação seja um, para aqueles que possuem dificuldade de locomoção, cuidar de um pequeno aquário, ter a companhia de um gato ou de qualquer outro animalzinho produz o mesmo efeito de companheirismo e geração de afeto.
Interessante notar que, durante a internação de um paciente idoso, estes demonstram desejo de melhorar rapidamente para cuidar de seus animais. Conclui-se então que os animais podem atuar como suporte emocional, representando um apoio para confiar e falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...