quarta-feira, 20 de julho de 2011

TEMPOS MODERNOS - TURISMO NA TERCEIRA IDADE

O envelhecimento ativo: saúde e disposição

 A clássica imagem do velhinho de pijama, em frente à tevê, cuja maior audácia é sair de casa para jogar dominó com os amigos do bairro, está com os dias contados. Um novo padrão de envelhecimento está em curso. Conhecido como "envelhecimento ativo", ele nem de longe lembra a resignação com que os idosos do passado se aposentavam do trabalho e da vida social. Saudáveis, dispostos a continuar em atividade por mais tempo e, graças aos bons ventos da economia, com dinheiro no bolso, muitos brasileiros que romperam a barreira dos 60 anos provam que é possível dialogar com a passagem do tempo harmoniosamente.
 O turismo do Brasil sabe direitinho como agradar aos clientes maduros. Com engrenagem e serviços de Primeiro Mundo, o setor oferece opções para todos os gostos - até para aqueles que não querem excursões só com a terceira idade. Apenas através do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, entre 2007 e 2010 mais de 600 mil pacotes foram vendidos a idosos.
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo que facilita e estimula brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo País na baixa ocupação. Pacotes especiais e descontos exclusivos em meios de hospedagem fazem parte do programa. Além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o País.
E isso graças à organização de pacotes customizados para a melhor idade e descontos especiais em meios de hospedagens, o que representa também um importante vetor de expansão do turismo interno.
O turismo na terceira idade é um dos grandes destaques do turismo de lazer nos últimos tempos. Nunca viu-se tantas opções de pacotes de viagens feitos exclusivamente para esse pessoal, que geralmente viaja em grupos e se divertem tanto quanto os jovens.
O programa Viaja Mais Melhor Idade, também ajuda as cidades turísticas a se programarem para receberem turistas o ano todo e não só na alta temporada, visto que geralmente o pessoal da melhor idade viaja nos períodos de baixa ocupação incentivando o turismo do Brasil.
Há muitas opções de destinos turisticos para a terceira diade, vamos começar falando pelo Brasil. A primeira sugestão de destino para a terceira idade curtir é a localidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Esse local na verdade é repleto de turistas dessa faixa etária.  É um dos locais com os melhores balneários e águas termais. Além disso, o ar da cidade é muito puro, proporcionado pela serra. É um verdadeiro reduto de tranqulidade.
Outro destino muito apreciado pela terceira idade é Caldas Novas em Goiás. Aqui é outro reduto para quem quer águas termais ou apenas relaxar em um dos locais que tem o maior complexo hoteleiro de todo o centro oeste brasileiro. Dizem que as águas de Caldas Novas possuem propriedades terapêuticas.
Se quiser um roteiro mais cultural, é preciso ir visitar as cidades históricas de Minas Gerais. As melhores cidades desse circuito para se visitar são Ouro Preto, São Thomé das Letras, Mariana e Tiradentes. Todas essas cidades são imperdíveis e estão lotadas de monumentos históricos, principalmente de igrejas requintadamente decoradas.
E para quem gosta de praia e calor, a dica é ir para o nordeste brasileiro como por exemplo Fortaleza, no Ceará, ou quem sabe Rio Grande do Norte, ou Alagoas com as belas praias de Maceió. Tem várias opções de passeios e atrações que certamente vão agradar a todos os turistas. E não deixe de procurar pelo belo artesanato do local.
Mas, para o turista que quiser inovar mesmo, que tal partir para um cruzeiro? Esse tipo de turismo tem crescido muito entre a terceira idade e já chega a ser um dos mais procurados. A melhor parte de se fazer um cruzeiro é ter todo o luxo e comodidade e ainda poder conhecer outros locais. Atualmente muitas agências de turismo organizam excursões e cruzeiros destinados a terceira idade. É uma excelente oportunidade de se divertir e fazer novas amizades.
Os pacotes de viagens geralmente envolvem atividades recreativas e culturais para idosos, além de estimular a saúde com atividades físicas e cuidados na alimentação.
E quem faz viagem a turismo, independente da idade, sabe que viajar é uma terapia. A pessoa se sente muito melhor quando volta para sua cidade e pode contar as histórias e mostrar as fotos para seus parentes e amigos.
Por isso, se você se encaixa no perfil do projeto, viaje na melhor idade, ou então incentive seus pais, avós, tios, amigos e conhecidos para viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...