segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Idosos vão às compras


Idosos gostam de comprar e vão com freqüência ao supermercado.
Eles têm tempo de sobra, vão ao supermercado ao menos uma vez por semana, consideram o ato de ir às compras uma atividade de lazer e gostam de pagar à vista, em dinheiro. E mais: injetam R$ 150 milhões por ano na economia brasileira. Ainda assim, os consumidores de terceira idade parecem passar despercebidos aos olhos das redes de varejo, que não traçam uma estratégia diferenciada para atrair este público.
A população de idosos no Brasil é hoje de 16 milhões, o dobro do que há duas décadas. A expectativa de vida também subiu, de 62 anos na década de 80, para 71 anos, hoje. Conhecer as necessidades deste público é fundamental para uma iniciativa mercadológica eficaz.
Ao contrário do que muitos pensam, os idosos admitem experimentar novas marcas, desmentindo a crença de que o consumidor idoso é conservador.
 Portanto, é hora de rever os planos acerca deste futuro promissor. Preparar-se desde já para conquistar este mercado em momento oportuno é sinal de sabedoria. Entre os vários itens a serem considerados para tal preparação, destaca-se o conhecimento deste tipo de cliente, seus anseios, adequação quanto ao atendimento particularizado, sensibilidade a novas mudanças e bom nível de entrosamento e tolerância, considerando-se as dificuldades inerentes à faixa etária. O crescente mercado do consumidor idoso poderá ser recompensador às organizações caso o profissional que o atenda possua consciência e maturidade para interagir com maior propriedade.
A paulista de nascença e curitibana de coração, Esmeralda Fernandes, de 77 anos, tem comportamento semelhante ao da maioria dos idosos . Como não gosta de carregar muito peso faz as compras à pé. Ela vai, no mínimo, uma vez por semana ao supermercado, e gasta até R$ 500 por mês. O dinheiro é a forma de pagamento usado para as compras, apesar de dona Esmeralda ter conta em banco, cartão de débito, crédito e talão de cheques. “Sempre pago em dinheiro”, diz. Localização e preço, são, portanto, as principais qualidades que dona Esmeralda procura em um supermercado. Tanto que há mais de 30 anos ela faz as compras no mesmo estabelecimento, que já trocou de bandeira por quatro vezes.
Quem também visita o mercado com freqüência é a aposentada Zelinda Malucelli. Aos 69 anos e administrando uma renda de mais de 10 salários mínimos, ela é a responsável por todas as compras da casa. Mora apenas com o marido, também aposentado, mas mantém a geladeira sempre cheia para receber os cinco filhos e nove netos que costumam visitar o casal.
Lendo uma reportagem soube da quantidade de idosos nas ruas em Berlin – 21% da população possui mais de 65 anos.  Eles fazem compras, andam de bicicleta, dirigem carros, usam a internet e tudo isso sozinhos.
Claro que tudo isso só é possível com uma estrutura política e social forte, que oferece calçadas baixas e acessíveis, ciclovias, transporte público adaptado, assistência médica, áreas de lazer próprias, etc.

Um comentário:

  1. Otima a postagem. Devemos estimular para que os idosos nao saiam da realidade objetiva.

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