terça-feira, 13 de março de 2012

COLONOSCOPIA



 A colonoscopia é um procedimento endoscópico que tem o objetivo de examinar todo o intestino grosso e íleo terminal.

Necessita de preparo intestinal realizado com laxantes, dieta e às vezes, lavagens intestinais que provocam diarréia aquosa volumosa.A diarreia provocada pelo preparo diminui e muitos pacientes ficam sem evacuar por 02 a 03 dias após o exame.

O aparelho possui aspirador que retira os resíduos durante a sua passagem. Recomenda-se não tomar nenhuma medicação usada rotineiramente no dia do exame, pois a diarreia provocada pelo preparo, impede a absorção dos medicamentos. Após exame o colonoscopista orientará sobre a utilização dos mesmos.

O paciente é sedado e por isso é necessária a presença de acompanhante maior de idade e capaz, pois a sonolência perdura por até quatro horas após a sedação. Por esse motivo recomenda-se não assumir nenhum tipo de compromisso no dia do exame. Pode-se optar por fazer o exame sem sedação e assim, acompanhar as imagens pelo monitor de vídeo. A documentação é feita através de fotos.O aparelho de colonoscopia além de ser utilizado para diagnóstico, também realiza procedimentos como biopsias e polipectomias, quando indicados.O tempo de duração é, em média, 30 minutos.

Freqüentemente o exame não causa dor. Provoca geralmente desconforto abdominal que cessa após o seu termino, e muitas vezes não é lembrado pelo paciente que está sedado.
As mais graves complicações são: perfuração intestinal e sangramento pós polipectomia. Porem são complicações raras e a literatura relata aproximadamente 0,5% de incidência.
O exame pode ser realizado em crianças e adultos.

Crianças abaixo de 12 anos recomenda-se a realização do exame em ambiente hospitalar e com aparelho infantil.

Adultos com doenças graves descompensadas e com dificuldades de realização do preparo devem faze-lo também em ambiente hospitalar.

O aparelho de colonoscopia não é descartável (não existem aparelhos descartáveis). Após cada exame o colonoscopista procede a desinfecção e esterilização do aparelho conforme normas determinadas pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.Não se utiliza contraste para a realização do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...