domingo, 4 de março de 2012

Picada de Aranha Marrom - Loxoscelismo


Aranha Marrom (Gênero Loxosceles): perigo doméstico para idosos

Entre as aranhas venenosas existentes no Brasil a aranha marrom, também conhecida como  aranha doméstica,  do gênero Loxosceles, é a mais comum. 
O veneno da aranha marrom causa alterações na pele e alterações sistêmicas, que podem levar a morte e recebe o nome de Loxoscelismo.
O quadro em crianças com menos de seis anos e idosos  debilitados pode evoluir rapidamente representando complicações para a saúde.É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se.
Em virtude do desmatamento e redução dos seus predadores (lagartixa, galinha e sapo), ela adquiriu hábitos urbanos e os acidentes aumentaram. Curitiba, capital do Paraná, é a cidade no Brasil onde há grande número destes acidentes. Em 1986 foram notificados 92 casos, e o aumento foi progressivo, até que no ano 2000 foram notificados 2102 casos, com algumas mortes também registradas.

Comportamento

Estas aranhas não são agressivas e só reagem quando se sentem ameaçadas, causando a picada quando pressionadas contra o corpo. Tanto o macho como a fêmea são venenosos.
A maior incidência do acidente ocorre na primavera e verão.

Habitat
Elas habitam cascas de árvores, fenda de muros, paredes, forros , pilhas de tijolos, entulhos e dentro de roupas, sapatos e camas. Alimentam-se de pequenos insetos, tem atividade maior noturna e reproduzem com facilidade.

Como identificá-las?

Elas tem cor marrom amarelado ou castanho escuro, por isso são chamadas de aranha marrom.Tem o corpo pequeno, 8 a 15mm, pata de 8 a 30mm, pêlos curtos e escassos.
Os machos tem o corpo mais delgado e as patas mais largas.

Como identificar o acidente por aranha marron?
O fato destas aranhas ficarem escondidas nos calçados, roupas e cama facilita o acidente, que é indolor e só após 12 a 14 horas surge edema (inchaço), eritema (vermelhão), dor local em queimação com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose(morte do tecido).Edema de mãos, face, pés, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligúria (pouca urina), sonolência e mal estar são sinais de gravidade.
O que fazer?

A primeira medida é procurar um serviço médico e informar se a aranha foi vista próximo ao local do acidente. Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.

Quais os fatores de risco?

Os fatores de maior risco de complicações são:
- crianças e idosos
- pessoas desnutridas
- pessoas em tratamento quimioterápico
- tempo entre o acidente e o atendimento médico
- quantidade do veneno inoculado
- local do corpo atingido, como abdome e coxas
Tratamento

O tratamento é baseado na gravidade da lesão, que por sua vez é avaliado conforme os seguintes critérios: no aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o acidente e o atendimento, identificação da aranha marrom, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes. O veneno da aranha causa necrose da pele (morte do tecido) e pode causar hemorragia de grau leve a grave, complicando com insuficiência renal, anemia aguda e morte
Prevenção

Observar roupas e calçados antes de vesti-los e roupas de cama e banho antes de usá-las.
Remover periodicamente quadros, painéis e objetos pendurados. Vedar frestas, buracos na parede, assoalhos e forros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...