segunda-feira, 12 de março de 2012

Grupo de idosas tira fotografias sem roupa para calendário no Amazonas

Calendário de idosas no Amazonas


Um grupo de idosas no Amazonas copiou a ideia de um filme americano e tirou fotografias sem roupa para um calendário, que virou exposição no Amazonas.

Romantismo dos antigos bailes. De uma época que namoros eram vigiados. Bolero não pode faltar no Centro de Convivência do Idoso, em Manaus, e outras atividades para quem já passou dos 60 anos. Tudo ajuda a manter a autoestima, mas nada se compara ao mais novo projeto das ousadas vovós: fotos sensuais.
Em cenários que mostram o dia a dia de cada uma: na cozinha, na sala de costura, cuidando do jardim ou em lugares inusitados: a advogada aposentada, Etelvina Mateus, de 70 anos, escolheu o museu do Tribunal de Justiça. "Você tem que estar sempre em alta para se sentir mulher".
Darcy Gonçalves vai fazer 90 anos em abril. Vergonha? "Fazer as coisas erradas, feias, aí é vergonha. Para quem faz as coisas tudo direitinho, não é vergonha. É beleza”, afirma.
O nu na terceira idade desperta para outro tipo de olhar. "É você olhar para a fotografia e dizer que fotografia bonita. Não com aquele olhar de preconceito. A velhinha tirou a roupa. Que velhinha enxerida. Nada disso”, diz o fotógrafo Chico Batata.
E os maridos? O que acharam? "Ele deu a maior força para mim. Disse: ‘O que é bonito tem que se mostrar’, conta Maria da Penha Lucena da Silva, de 74 anos.
As irmãs Terezinha e Maria tiveram o apoio da família. “Vou dizer: ó minha "vó" inteirona, linda, bonita”, afirma o neto de Terezinha, o estudante Andrey Bastos dos Reis.
A ideia das fotos partiu da história real retratada no filme americano "Calendar Girls", em que um grupo de idosas tira a roupa em um calendário para ajudar um hospital.

Já as garotas do calendário do Amazonas fazem uma homenagem às mulheres. As fotos estão na exposição Tamoios-Porangas, "Velhas Bonitas" em tupi-guarani, e mostram que é possível se amar em qualquer época da vida. "Toda mulher é bonita. Não tem idade para a beleza da mulher. Se ela é feliz a beleza se expõe", fala Maria dos Reis, de 73 anos.
Fonte:Daniela Assayag / Manaus, Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...