quinta-feira, 19 de maio de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL



Quando se diz que a pressão de alguém é alta, significa que a pressão nas artérias está elevada. Hipertensão arterial é o nome da condição clínica que se apresenta como a tendência à elevação da pressão em certas pessoas. É uma doença silenciosa que precisa ser reconhecida e tratada adequadamente.
A hipertensão arterial é a doença crônica mais comum entre os idosos. Mais ou menos 50% dos homens e mulheres acima dos 50 anos apresentam hipertensão. Aos 60 anos, essa porcentagem sobe para 60% e, daí em diante, não pára de crescer.
A hipertensão arterial tem sido motivo de vários estudos  devido sua  relação direta ou indireta com outras doenças como: acidente vascular encefálico (AVE), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), doença arterial coronariana (DAC), insuficiência renal crônica (IRC), sendo tratada como problema de saúde pública.
Na maior parte das pessoas hipertensas, não se pode detectar a causa da doença, que é denominada Hipertensão Arterial Primária ou Essencial. Estudiosos acreditam que o indivíduo apresenta um código genético no qual há predisposição para a hipertensão, é o caso de famílias onde várias pessoas tem hipertensão. Mas existem casos nos quais é possível detectar a causa ou o mecanismo que levou a pressão alta, estas situações são conhecidas como Hipertensão Arterial Secundária, e quando adequadamente diagnosticadas e tratadas podem evoluir para a cura.
Alguns idosos costumam apresentar pressão alta durante a consulta devido à ansiedade, essa condição é conhecida como Hipertensão do Jaleco Branco e deve ser avaliada apropriadamente, para evitar tratamentos ou ajustes desnecessários de medicação.
Estudos recentes estabeleceram que  a pressão arterial deve ser menor que 140 por 90 (140 x 90 mmHg) em pessoas de até 79 anos, mesmo padrão para pacientes adultos. Mas, em idosos acima de 80 anos, a pressão arterial máxima pode ser de até 140,5 mmHg. Outra recomendação é verificar a pressão arterial dos idosos sentados e também em pé. Isso porque a pressão arterial pode mudar em diferentes posições (a pressão arterial do idoso é mais baixa quando ele está em pé, o que chamamos de hipotensão postural).
O tratamento em idosos deve começar com mudanças no estilo de vida, como: a prática de exercício físico , controle do peso, ingerir alimentos com menos sódio, reduzir o consumo de bebidas alcóolicas, não fumar, usar regularmente os medicamentos prescritos e realizar consultas periódicas ao seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...