segunda-feira, 2 de maio de 2011

OS CUIDADOS QUE O CUIDADOR DEVE TER NO TRATO COM O IDOSO

PARTE 1 -  O BANHO

Banho de Chuveiro
 
O banho de chuveiro é o tipo de banho mais adequado, pois promove a higiene mais completa e maior sensação de bem-estar para a pessoa idosa. O banho deve ser diário, no chuveiro, banheira ou na cama. Procure fazer do horário do banho um momento de relaxamento
Como proceder no banho de chuveiro com auxílio do cuidador
• Separe antecipadamente as roupas pessoais.
• Prepare o banheiro e coloque num lugar de fácil acesso os objetos necessários para o banho.
• Regule a temperatura da água.
• Mantenha fechadas portas e janelas para evitar as correntes de ar.
• Retire a roupa da pessoa ainda no quarto e a proteja com um roupão ou toalha.
• Evite olhar para o corpo despido da pessoa a fim de não constrange-la.
• Coloque a pessoa no banho e não a deixe sozinha porque ela pode escorregar e cair.
• Estimule, oriente, supervisione e auxilie a pessoa cuidada a fazer sua higiene. Só faça aquilo que ela não é capaz de fazer.
• Após o banho, ajude a pessoa a se enxugar. Seque bem as partes íntimas, dobras de joelho, cotovelos, debaixo das mamas, axilas e entre os dedos. A higiene dos cabelos deve ser feita no mínimo três vezes por semana. Diariamente inspecione o couro cabeludo observando se há feridas, piolhos, coceira ou áreas de quedas de cabelo. Os cabelos curtos facilitam a higiene, mas lembre-se de consultar a pessoa antes de cortar seus cabelos, pois ela pode não concordar por questão religiosa ou por outro motivo.
O banho de chuveiro pode ser feito com a pessoa sentada numa cadeira de plástico com apoio lateral colocada sobre tapete antiderrapante, ou em cadeiras próprias para banhos, disponíveis no comércio.
Fique Atento: Algumas pessoas idosas, doentes ou com incapacidades podem, às vezes, se recusar a tomar banho. É preciso que o cuidador identifique as causas. Pode ser que a pessoa tenha dificuldade para locomover-se, tenha medo da água ou de cair, pode ainda estar deprimida, sentir dores, tonturas ou mesmo sentir-se envergonhada de ficar exposta à outra pessoa, especialmente se o cuidador for do sexo oposto. É preciso que o cuidador tenha muita sensibilidade para lidar com essas questões. Respeite os costumes da pessoa cuidada e lembre que confiança se conquista, com carinho, tempo e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...