sábado, 28 de maio de 2011

QUANDO PROCURAR UM GERIATRA

Cada vez mais ouvimos as perguntas “Quando procurar o médico geriatra? Com que idade? O que este profissional pode fazer pela nossa saúde?”.

Um geriatra é um médico generalista e especialista a um só tempo. O que isto quer dizer? Médico generalista é aquele que sabe de tudo um pouco. Médico especialista é aquele que domina uma determinada área do conhecimento médico e se torna referência nesta área até mesmo para os outros médicos. Como generalista, o geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo; além disto, como conhece  cada área da medicina, sabe onde seu conhecimento termina e onde deve contar com o auxílio de um especialista e encaminhar o paciente de forma correta. Para isto, ele estuda muita Clínica Médica, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Pneumologia, Nefrologia, etc. Mas o geriatra é também um especialista: é a única especialidade da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento.

Dois tipos de fenômenos nos acompanham na jornada entre a juventude e a idade avançada: a senescência, ou envelhecimento normal, e a senilidade, ou envelhecimento anormal ou patológico (ler matéria de 15/03/2011). Enquanto o envelhecimento normal é inevitável, não pode ser curado nem se rejuvenesce dele, afinal é um processo natural do ser humano, a senilidade ou envelhecimento patológico é em grande parte evitável, até certo ponto pode ter cura e sempre existe o que fazer para ao menos diminuir o seu efeito. A senilidade, na verdade, é a perda de capacidade funcional de um ou mais órgãos ou funções causada por maus hábitos de vida como o sedentarismo , o excesso de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, a má alimentação e a obesidade, bem como a falta de prevenção e controle das doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão e colesterol alto, entre tantos outros.

O envelhecimento que observamos nas pessoas é, portanto, a perda de reserva funcional determinada pela soma da senescência (natural e inevitável) com a senilidade (evitável e variável de uma pessoa para outra). Se a senescência é normal e permite vivermos com qualidade até idades extremamente avançadas (por que não dizer: além dos 100 anos?), é a senilidade ou envelhecimento anormal que nos tira gravemente a reserva funcional e prejudica a nossa qualidade de vida à medida em que envelhecemos.

É por isto que dizer que "idoso é tudo igual" não poderia estar mais errado: nós envelhecemos de forma diferente uns dos outros, porque vivemos vidas diferentes, nos cuidamos de forma diferente e lidamos de forma diferente com os problemas que temos ao longo da vida. No entanto, todos deveríamos nos prevenir, porque a vida vale muito mais a pena se vivida com mais qualidade.

Acredito que existem dois grandes motivos para se procurar um médico geriatra:

O primeiro é ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde como um todo, capaz de lidar com a maioria das condições de saúde e de doença, seja do coração, anemia, depressão, diabetes ou pressão alta, problemas de colesterol alto, osteoporose ou fumo – ou todas elas juntas.

O segundo motivo é querer envelhecer com saúde e fazer uma avaliação ampla, com consulta e os exames especificamente para o seu caso, levando-se em conta ocupação, atividades diárias e de lazer, para a elaboração de um aconselhamento amplo de saúde, específico para cada idade.

Mas vale lembrar: quanto antes nós nos prevenirmos, mais problemas nós evitamos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...