terça-feira, 17 de maio de 2011

OS CUIDADOS QUE O CUIDADOR DEVE TER NO TRATO COM O IDOSO (5)

Quanto mais medicamento, maior a possibilidade de erro
PARTE 5 - MEDICAÇÃO

As medicações são usadas não só no tratamento de doenças ou incapacidades, mas também na prevenção de certas doenças, no alívio da dor e do sofrimento, permitindo que pessoas em estado terminal possam viver com mais dignidade e menos sofrimento.
Os pacientes idosos usam em média três a quatro tipos diferentes de medicamentos ao dia, em horários diversos. Sabe-se também que quanto maior o número de medicamentos utilizados, maior a chance de erro na sua administração, seja na dose, no horário ou no tipo de medicação. Isso pode acontecer tanto por parte do idoso, na auto-administração da medicação, quanto por parte do cuidador, que pode estar sobrecarregado com outras tarefas.
O uso incorreto de medicações entre os idosos é uma importante causa de internações, e até mesmo de morte. Estudos mostram que menos de 30% dos idosos usam suas medicações corretamente.
A atenção com o idoso dementado deve ser redobrada pelo cuidador, pois se trata de uma pessoa que não preserva suas capacidades funcionais, entre elas a habilidade e a memória necessárias para a auto-administração de medicamentos.
Muitos cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer ou outros tipos de demência relatam problemas para administrar a dose certa no horário correto a esses pacientes.
As mudanças que ocorrem com o envelhecimento e as incapacidades fazem com que as pessoas sofram mais facilmente problemas relacionados às medicações. Contudo, esses problemas podem ser prevenidos na maioria das vezes, desempenhando o cuidador papel fundamental nesta prevenção, ajudando a identificar quando um determinado problema pode estar relacionado a alguma medicação em especial.
Na tentativa de evitar problemas maiores e de promover o uso correto das medicações, algumas medidas são sugeridas:
- coloque os medicamentos em uma caixa com tampa, tomando o cuidado de usar caixas diferentes para medicamentos via oral, para material de curativo e material/medicamentos para inalação.;
- converse com o médico sobre a possibilidade de dividir as medicações em horários padronizados como: café-da-manhã, almoço e jantar. Evitar sempre que possível medicações durante a madrugada.
- mantenha os medicamentos em lugar seguro.
- deixe apenas a última receita médica junto a caixa de medicamentos.
- se o idoso apresentar dificuldades para engolir comprimidos, ver possibilidade de dissolvê-lo em água ou suco, ou mesmo macerar e misturar na comida.
- separar a medicação em potinhos com os devidos horários escritos no mesmo, com antecedência para evitar confusão.

Um comentário:

  1. Cristina, Nao sei pq as pessoas nao comentam. Eu estou adorando o blog. Vou dar um jeito das cuidadoras do papai lerem. Sao todos muito sem preparo para a funcao. Ou entao eu sou muito chata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...