quarta-feira, 11 de maio de 2011

OS CUIDADOS QUE O CUIDADOR DEVE TER NO TRATO COM O IDOSO (4)

PARTE 4 - ALIMENTAÇÃO

A alimentação do idoso deve ser variada e adaptada a esta fase, para realçar o sabor dos alimentos e torná-los mais fáceis de serem mastigados e deglutidos, mantendo o equilíbrio na oferta de nutrientes.
Em decorrência do envelhecimento os idosos apresentam uma perda de interesse pela ingestão adequada de alimentos, especialmente líquidos e fibras. A perda de parte ou de toda dentição dificulta o consumo de alimentos mais fibrosos e calóricos.
Para que uma alimentação seja saudável, ela deve ter uma combinação correta de alimentos, procurando sempre utilizar um maior número de cores, ou seja, quanto mais colorido for o prato, maior é a chance dele fornecer todas as vitaminas que o nosso corpo precisa.
Outro ponto que faz com que uma alimentação seja mesmo saudável é a forma com que ela é apresentada para a pessoa idosa. É desejável que tenha uma boa apresentação no prato, seja saborosa e seja servida num ambiente agradável, tranquilo e bem iluminado.
Na terceira idade há uma diminuição global da atividade das células, o que leva a modificações das necessidades nutricionais. Uma dieta incorreta pode ocasionar riscos à saúde. A composição adequada da dieta de um idoso sadio deve seguir o seguinte padrão: 30% de gorduras (evitando gordura de origem animal), 10-20% de proteínas (carnes), e 50-60% de carboidratos (açúcares, massas, fibras). Diante de algum tipo de doença este padrão poderá ser alterado, mas sempre sob controle médico.
O idoso sadio que está se alimentando corretamente, não tem necessidade de suplementação alimentar com medicamentos a base de vitaminas. Por outro lado uma dieta incorreta pode ocasionar riscos à saúde.
Algumas pessoas idosas são mais lentas e outras mais rápidas na ingestão dos alimentos. Se o ritmo não atrapalhar na deglutição, deve ser respeitado. Porém, é importante observar se a lentidão não faz com que parte do alimento seja esquecido na boca ou se a rapidez não faz com que o alimento seja mal mastigado.
Nunca oferecer alimento na posição horizontal.
A higiene oral deve ser realizada sempre após  as refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...