quinta-feira, 31 de março de 2011

Lavagem das Mãos (o uso da luva descartável)


A lavagem das mãos é a rotina mais simples e  eficaz, na prevenção e controle da disseminação de infecçőes, devendo ser praticada por todos sempre  ao iniciar e ao terminar uma tarefa, principalmente quando estamos lidando com os grupos mais vulneráveis como crianças e idosos.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Lavar as mãos corretamente previne uma série de doenças transmissíveis, pois as mesmas carregam milhões de microorganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. Dedos e unhas acumulam microrganismos, entre vírus e bactérias, e podem transmitir desde uma gripe até doenças como as intoxicações e infecções alimentares transmitidas por alimentos manipulados por pessoas com as mãos contaminadas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), lançou a campanha mundial "Salve vidas: limpe suas mãos", enfatiza que a higienização adequada envolve de 15 a 20 segundos, o mesmo que cantar "Parabéns a você" duas vezes seguidas. Além de esfregar muito bem as mãos, é necessário também que se esfregue entre os dedos e os pulsos, retirando antes anéis e alianças.

Quando lavar as măos
- Antes de preparar medicaçăo.
- Antes e após o uso de luvas.
- Antes e após utilizar o banheiro.
-Depois de manusear material contaminado, mesmo quando as luvas tenham sido usadas.
- Após o contato direto com secreçőes e matéria orgânica.
- Entre os diversos procedimentos realizados na mesma pessoa.
- Após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro
- Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar.
- Ao término de cada tarefa.

O uso da luva descartável se faz necessário quando vamos fazer curativos, trocar fraldas, no banho do idoso e outras rotinas em que o cuidado não deve ser só para proteção do cuidador, mas principalmente para a proteção do idoso.


Cristina Merlin

2 comentários:

  1. Cristina,

    Gostei. Temos que ensinar aos professores tambem. A sociedade nao sabe nada disso. Chegamos de locais publicos e nao fazemos a higiene necessaria.

    ResponderExcluir
  2. Otima matéria! Infelizmente,lavar as mãos não é um hábito muito difundido na nossa sociesdade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...